Coronavírus: Ceará tem nove casos confirmados

  • 16/03/2020
  • 0 Comentário(s)

Coronavírus: Ceará tem nove casos confirmados

Novo boletim da Secretaria da Saúde do Estado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16)

O Ceará tem nove casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicado na tarde desta segunda-feira (16). Destes, oito são em Fortaleza e um em Aquiraz. São 62 casos suspeitos e 99 descartados. O número de infectados saltou de três no domingo (15) para nove atualmente.

O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta segunda-feira (16) que o Ceará entra em estado de emegência em saúde pública para combater o novo coronavírus. O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Alberto Martins, é o coordenador das ações. As medidas vão ser publicadas em um decreto no Diário Oficial, mas algumas já foram anunciadas pelo governador:


- Suspensão de aulas e atividades em escolas estaduais e municipais e universidades públicas (o mesmo é recomendado para escolas privadas) a partir de quinta-feira (19) por 15 dias;

- Suspensão de visitas a unidades prisionais;

- Suspensão de férias de servidores públicos da saúde;

- Obrigatoriedade de higienização, pelo menos uma vez ao dia, do transporte público;

- Suspensão de eventos públicos que devam reunir mais de 100 pessoas;

- Ofício para Anac e Anvisa solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará.

Picos podem chegar em abril e maio

O Ceará pode ter picos da doença em abril e maio, segundo estimativas do secretário Carlos Alberto Martins, divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda.

Há dois dias, o Ceará está fazendo os testes localmente, segundo o secretário Martins. Se houver um pico de casos, apenas os doentes mais graves vão passar pelos testes.

Os três primeiros pacientes infectados no Ceará estão bem, segundo a Sesa. Eles têm 57 anos, 85 e 82 anos. São de duas famílias, sendo que dois deles estiveram nos Estados Unidos e o outro na Europa. Os dois doentes que têm mais de 80 anos estão internados, mas podem receber alta em 24 horas e o terceito esté em isolamento domiciliar.

100 novos médicos e 74 leitos

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou, após a reunião desta tarde, que os postos de Fortaleza vão receber 100 novos médicos. "Todo plano de preparação de assistência está sendo feito em conjunto, um exemplo disso, a gente está dando posse agora em projeto que é parceria prefeitura e governo pra 100 novos médicos só para postos de saúde de Fortaleza. O IJF teria o quarto andar inaugurado para ser leito de enfermaria agora em abril, vamos mudar o plano. Vamos nessa abertura do quarto andar já abrir 44 leitos de UTI. E o quinto andar, que seria a UTI já em maio, também, pelo menos nesse primeiro momento, funcionará integralmente como UTI. Então, só aí, serão 74 leitos nessa integração prefeitura e governo", disse Roberto Cláudio.

Com Informações do Diário do Nordeste.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

AutoDJ

Automático

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Pedro Sampaio

Bota Pra Tremer

top2
2. Padre Marcelo Rosse Part. Gusttavo Lima

Maria Passa à Frente

top3
3. Amado Batista - 44 Anos

Golpe Fatal

top4
4. Dj Ivis & Ze Vaqueiro

Mais um Beijo

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes